-
Arquitetos: X11 Design Studio
- Área: 260 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hoang Le
-
Fabricantes: AutoDesk, Dulux, Eurotile, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa tubular é o tipo de habitação mais comum em Hanói. São casas estreitas, alongadas e sem recuos entre si ao longo de seu comprimento. O projeto está localizado em uma área urbana cada vez mais densa, com a qualidade do ar precária e os espaços verdes da cidade gradualmente substituídos por sistemas de infraestrutura e edifícios. Assim, a casa buscava ser um verdadeiro espaço de convivência para aproximar os membros da família, e para as crianças terem espaço suficiente para crescer, brincar e interagir com a natureza, em vez de viver ao redor de quatro paredes.
A Casa Dobradura é inspirada nas dobras de papel, e transições flexíveis para criar espaços em diferentes níveis, integrados a espaços verdes, configurados verticalmente na casa. A fachada é vertical e privativa. Os blocos de parede sólidos combinados com o recuo verde reduzem o impacto da radiação solar do sudoeste e minimizam a fumaça, a sujeira e o ruído do exterior.
Três pátios estão dispostos alternadamente no primeiro pavimento para criar um mirante e regular o microclima de todo o edifício. A sala e a cozinha são conectadas por uma claraboia e um pequeno jardim central, onde se inicia o principal eixo de circulação da casa. Os meio níveis combinados com as escadas configuram grandes e pequenas claraboias, tomadas pela vegetação que percorre todos os pavimentos. A casa possui duas entradas de luz, a frontal e a do átrio principal no meio da casa, que ilumina e ventila naturalmente as funções auxiliares como circulações, escadas e banheiros. A cobertura é um pequeno jardim, onde as crianças podem cuidar das plantas com as próprias mãos, onde toda a família e amigos podem se reunir, relaxar e organizar festas aconchegantes.
Na Casa Dobradura desenvolvemos o vazio e o jardim em toda a dimensão vertical, tornando assim mais eficaz a convecção do ar e a regulação do microclima. Isto também aumenta a conexão entre os membros da família e a natureza harmoniosamente. Concreto, tijolos rústicos combinados com alguns materiais naturais, pedra, madeira e as árvores trazem um ar tropical ao edifício, como uma inspiração para o crescimento das plantas, e um incentivo a iluminação e ventilação natural.